segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

Reunião de Colibris na despedida de Luanda






Ainda temos o coração "dorido de saudades" por termos deixado esta cidade de Luanda e os nossos amigos Colibris!
Graças ao Álvaro Pereira, com quem estivemos no dia de Natal, obtivemos estas fotos que são uma pálida imagem do encontro fraterno que tivemos pouco antes da nossa viagem migratória de colibris viajantes à roda do mundo.
Voltamos a conversar sobre vários projectos que cogitamos aqui no Convento de S. Paio, em Vila Nova de Cerveira, onde estivemos reunidos a relembrar os colibris de Luanda.
Então, fizeram-se projectos, delinearam-se sonhos e imaginaram-se utopias realizáveis.
O Álvaro sugeria que passássemos de blog para um site com mais informação e visibilidade social.
Defendo a ideia de estruturarmos melhor o grupo para futuras intervenções. A minha preocupação essencial seria a de criarmos uma "mucanda" para que esta "esteira" que iniciámos se tornasse numa escola de vida, com agentes de ecodesenvolvimento que interviessem de forma pedagógica e social na construção de experiências exemplares.
Vou dar um exemplo:
Participar na formação de uma ecoaldeia, comunidade agro-ecológica sustentável e apoiada em tecnologias apropriáveis e energias renováveis.
Esta ecoaldeia poderá surgir como resultado de uma formação prática no interior de Angola com a população e para a população, integrado num projecto federativo interuniversitário, com iniciativas de múltiplos sujeitos implicados na mudança social (estado, poder local, igreja, ongs, sociedade civil, etc.).
Para discutir estes temas teremos que participar todos nesta nossa esteira. Só assim poderemos consolidar estratégia e encontrar a logística adaptada para a realização dos nossos sonhos.
Nota: Continuamos a trabalhar nas moringas oleíferas. Neste momento o Ignácio e o Jaquim, nossos amigos da Galiza, estão a ocupar-se do viveiro. Em breve teremos mais sementes dos Açores e do Brasil. Veremos como organizar a plantação de moringas no futuro!!

Votos de um ano 2007 cheio de esperança colibri!

Jacinto Rodrigues



Sem comentários:

 
Bodybuilding
Bodybuilding Counter