domingo, 14 de janeiro de 2007

Os 10 Mandamentos da Água

Espero que as férias vos tenham bioregenerado e que as disposições para o trabalho na nossa esteira do ambiente prossigam com mais energia na escrita de novos materiais.

Em contacto com a Margarida Feijó obtive estes 10 mandamentos da água que aqui envio para que os nossos colibris possam orientar a sua actividade cívica nesta problemática tão premente como a água.

A Margarida Feijó está ainda interessada em actividades de produção e de transformação de um arbusto que conheceu em Timor: o Neem.
Este arbusto é muito interessante e há muitos materiais na internet. Basta clicar em planta neem para acedermos a várias informações sobre ela e sobre a sua utilização como biorepelente nomeadamente para o mosquito transmissor da malária.
Existe espontaneamente em Timor e interessa estudar se existe em Angola. Gostaríamos de obter informações sobre este assunto.
Entretanto, em contacto com amigos alemães, constatei que o Neem pode articular-se com a Artemisia Anua que é uma extraordinária planta para tratamento da própria malária.

O grupo alemão Anamed (http://www.anamed.org ) tem trabalhado em África há vários anos elaborando pequenos manuais de medicina natural, também em português, onde as plantas medicinais têm um papel decisivo. Os médicos da Anamed conjugam o uso da Moringa Oleífera com a Artemísia Annua e têm obtido bons resultados na terapia da SIDA.

Tudo isto é muito importante tanto mais que os amigos da ANAMED produzem uma farmacologia totalmente apropriável pelas populações pois os "medicamentos" resultam de sopas e chás com as folhas das referidas plantas.

A Anamed estará presente entre 4 e 11 de Março, em Angola - Kuíto (Bié) num Seminário de medicina natural nos Trópicos.

Era importante a presença de "colibris" nesse evento. A formação de "colibris" no domínio da plantação, tratamento e profilaxia deste tipo de medicina natural constitui um instrumento simples e apropriável para todos aqueles que querem lutar contra a fome e as epidemias que assolam Angola.

Pedia, em especial à Fatima Viegas, que divulgasse, junto das igrejas que ela conhece,esta iniciativa da Anamed. Também solicitava à prima Encarnação Pimenta o empenhamento cívico nesta causa.

Aqui em Portugal estou a ser ajudado pelo Professor Jorge Paiva do Jardim Botânico de Coimbra e também pelo Dr. António Melo da CCDR-N do Porto, na recolha de dados sobre Moringa, Artemísia, Neem e outras plantas, de modo a constituir um dossier susceptível de ser fornecido a todos aqueles que o solicitarem.
A Gabriela dispôs-se também a colaborar na área da Farmacologia que é a sua especialidade.

Prepara-se na Universidade da Beira Interior - Covilhã - um Seminário sobre Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável, provavelmente em Março de 2007. Informarei atempadamente, em Fevereiro, para que o máximo de "colibris" possam estar presentes neste evento que se centra sobre África.

Jacinto Rodrigues






Os 10 mandamentos da Água




Amarás a Água como o bem mais singular do nosso belo planeta azul.

2º Não esbanjarás a Água do planeta azul em vão.

3º Respeitarás os rios e o seu curso porque eles encerram tesouros de vida, beleza e harmonia que foram confiados à tua guarda.

4º Honrarás o pai oceano e a mãe fonte porque no seu seio foste gerado.

5ºNão sonegarás aos vindouros o direito a usufruir da Água já que sem ela não poderão sobreviver.

6º Protegerás a pureza da Água não só nas palavras como nos actos.

7º Não furtarás a Água do teu vizinho pois não és dono da grande casa do mundo.

8º Não inventarás falsas desculpas, nem te refugiarás na ignorância; o conhecimento do ciclo da Água está ao teu alcance e perpetuá-lo é o teu dever.

9º Não degradarás a Água enquanto ancestral fonte de prazer e inspiração nem enquanto promessa viva de novas riquezas.

10º Não privarás os seres aquáticos que nela vivem, agindo como patrão da natureza quando és apenas um elo na sua cadeia.

Fundação Nova Cultura da Água
Novembro de 2000

7 comentários:

Anónimo disse...

mto bom

Anónimo disse...

façam mais isus ass lavinia hc

Anónimo disse...

soh daq 6ªa

Anónimo disse...

ke otimo,mi ajudou muito na minha prova;nota 0,8

g disse...

vlw , + um ponto de tarefa !

blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
blogger disse...

Adoreei.presciso ensaiar isso para um projeto na escola sobre a agua...

 
Bodybuilding
Bodybuilding Counter