sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Decálogo da Ecologia

A ecologia é um nível superior de pensamento, onde tudo está relacionado com tudo, inclusive com as soluções. Como ciência do inter-relacionamento homem/natureza, ela não pode ser vista apenas como o estudo do meio físico, pois de suas pesquisas e análises depende a compreensão da harmonia entre o homem e o ambiente.

1. Ama a natureza, fonte de vida, honrando-a com dignidade, em todas as suas manifestações
2. Defende o solo onde vives, mas também aquele das demais criaturas
3. Proteje a vida dos animais, consentindo no seu abate somente para suprir as necessidades alimentares
4. Condena a produção que favorece unicamente o produtor, em detrimento da satisfação das necessidades do consumidor
5. Condena a agricultura irracional, predatória, contaminante, que tanto "sustenta" como elimina vidas
6. Não consumas alimentos suspeitos de incluirem componentes nocivos
7. Não compartilhes do modismo vulgar de que "desenvolvimento & progresso" do actual modelo socio-económico justificam tecnologias alienantes ou destrutivas
8. Denuncia todos os crimes contra a Ecologia
9. Analisa racionalmente o comportamento humano com relação ao avanço da tecnologia, bem como os referemtes aos actuais clichês políticos; indaga, pesquisa, reflete, contesta, procura esclarecer-te à luz da ciência e da ética sobre todos os actos da existência, sem escravizares-te a modismos, conceitos e convenções.
10. Liberta a tua mente e não aumentes as fileiras de acomodados mentais ou de servos da hipocrisia, pois outros podem tirar proveito do teu ideal.

Fonte: AME - Fundação Mundial de Ecologia http://www.ecologia.org.br
(Via blogue "Points of Light", a quem agradecemos)

2 comentários:

vidavivida disse...

Adorei o que aqui está escrito.
Como amante da natureza e seu defensor, revolto-me contra o bicho Homem que nada faz para a defesa e preservação das florestas e sua fauna, muito embora se façam conferências que mais não servem para um bom almoço ou jantar, depois do que tudo fica na gaveta, ou melhor, esquecido.

cerveira pinto disse...

Caro "lembranças"
Muito obrigado pela sua visita e pelas suas palavras. De facto as atitudes têm que vir muito mais da parte de quem detém o poder. No entanto a sensibilização (por conferência, ou de qualquer outra forma) é sempre positiva, pois serão as pessoas que irão ter a última palavra quanto aos dirigentes que vão escolher para as governar...
Um abraço e até breve.
Manuel

 
Bodybuilding
Bodybuilding Counter