quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Um colibri em cada lugar I

O painel “Ecologia e Meio Ambiente", reunido no IX Congresso luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais - Dinâmicas, Mudança e Desenvolvimento no século XXI (Luanda de 28 a 30 de Novembro), tomou consciência da gravidade dos problemas ecológicos que assolam o planeta.
Nunca a humanidade enfrentou uma tão grande ameaça: a mudança climática!
Embora África seja o continente menos responsável pela poluição, é, porém, o continente mais atingido:
- O lago do Tchad, um dos maiores do mundo, tem hoje um décimo da superfície que tinha há 40 anos
- As zonas húmidas e aráveis, desertificam-se, ao mesmo tempo que inundações diluvianas se abatem sobre largos territórios
-As epidemias como a malária, a cólera, a desinteria, a SIDA e a pobreza constituem uma problemática intrinsecamente ligada aos problemas da ecologia.
- As guerras no continente africano, bem, assim como as deslocações massivas das populações decorrem também desta mesma situação.

Em Angola:
1º - A super-população da cidade de Luanda criou uma grande concentração de resíduos sólidos poluentes, assim como águas contaminadas que agravam o estado de saúde das populações .
2º - Considerando os indicadores de acesso á água potável e os indicadores da falta de saneamento básico, Angola está na cauda dos países.
3º - O estilo de vida consumista e predador, constitui uma degradação humana e ambiental.
4º - A extracção petrolífera, assim como a exploração mineira, não podem continuar a ser uma actividade devastadora e poluidora dos eco-sistemas, desta forma irreversível.

1 comentário:

Thaís Seixas disse...

Achei muito interessante esta iniciativa de vocês para educar a população e incentivá-la a preservar o meio ambiente. Aqui no Brasil, as pessoas também precisam parar de poluir e destruir a natureza, porque todos nós somos prejudicados, não importa de que lado do oceano atlântico estamos. O pior é que nós sabemos que a maior parcela de culpa é dos países desenvolvidos, principalmente os Estados Unidos, que não assinaram o protocolo de Kyoto e continuam emitindo gases poluentes na atmosfera. Enquanto eles não assumem a culpa pelo efeito estufa, nós fazemos a nossa parte, incentivando as pessoas a preservar a natureza.

 
Bodybuilding
Bodybuilding Counter